Calculadora Tributária
A calculadora tributária do Cockpit permite a utilização do Motor de Cálculo através de uma interface visual. O Motor de Cálculo utilizado é exatamente o mesmo que é acessado por aplicações clientes que o utilizam em processos de emissão de NF-e, recebimento de mercadorias, entre outras ações que exigem cálculos tributários.
O sistema solicitará somente as informações obrigatórias que não estarão disponíveis, como por exemplo: "Quantidade" e "Valor Unitário do Produto", as outras informações necessárias como alíquotas, valores de pauta e demais dados serão obtidas através da regra selecionada no próprio Cockpit.
Importante.: Esse resultado só terá êxito apenas se as regras estiverem aprovadas.
Para acionar o recurso, encontre a regra desejada como base para o cálculo em "Consultar Regras Tributárias" e clique no ícone "Calculadora".
Os campos preenchidos permanecerão abertos para edição, ou seja, é possível alterar a regra antes do cálculo, com a ressalva de que os novos dados precisam resultar em uma regra válida e aprovada no Cockpit. Os campos com a marcação (*) são obrigatórios.
As informações encontradas no bloco "Cabeçalho" terão efeito para todos os itens, ao passo que o bloco de "Itens" pode ser adicionado diversas vezes para se realizar o cálculo de mais de um produto, bastando para isso clicar no botão "Adicionar".
Clique no botão "Calcular" para que o Cockpit acione o Motor de Cálculo e posteriormente demonstre os resultados.
O Cockpit apresentará uma linha para cada item calculado. Abaixo das linhas de resultado será apresentado o bloco "Total da Nota" contendo os mesmos campos do bloco ICMSTot da NF-e.
É possível ainda fazer o download do resultado do cálculo clicando no ícone "Baixar XML", localizado acima do resultado:
O resultado será devolvido em um arquivo compactado, contendo os dados da chamada e do retorno.
Conteúdo da chamada:
Conteúdo do retorno:
Metodologia do Cálculo:
Devido às diversas metodologias de cálculo considerando o gross up dos impostos que as empresas utilizam em suas operações comerciais, o usuário pode informar o tipo de cálculo desejado. Os tipos de cálculo são:
tipo 0 - sem impostos, ativa o cálculo.
tipo 1 - com impostos, inativa o cálculo, comportamento padrão.
tipo 2 - calculará preço líquido, o net price (custo sem impostos).
tipo 3 - formação da base de cálculo de Pis e Cofins abatendo o ICMS.
tipo 4 - formação da base de cálculo considerando o ICMS e Pis e Cofins débito.
tipo 5 - formação de base de cálculo considerando somente o ICMS.
tipo 6 - formação da base de cálculo considerando o ICMS e Pis e Cofins crédito.