Vale a pena relembrar
Systax Platform – Limpar Base
Por Paulo Campos
Endereço Web: https://platform.systax.com.br/app_homolog/sped/limpar-cliente
A função limpar base tem como objetivo efetuar a limpeza de todos os arquivos importados no banco de dados, juntamente com informações criadas por outras aplicações utilizadas dentro da ferramenta para um determinado cliente.
Para acessar a funcionalidade, o usuário irá utilizar o menu principal do lado esquerdo, grupo “Arquivos” >> limpar Base.
Para que o processo possa ser iniciado, o usuário deverá inserir sua senha, mesma utilizada para acessar o Platform, desta forma a função será carregada e assim disponibilizado um link de redirecionamento para a tela de Status Log, ao qual irá demonstrar o andamento do processo.
Para que o usuário tenha certeza de que o processo foi finalizado, a tela de Status Log obrigatoriamente deverá apresentar a mensagem de finalização do processo, com o horário de término como demonstrado abaixo, caso contrário todos os documentos permanecerão no banco de dados:
Importante pontuar que a limpeza da base irá excluir todos os arquivos importados no cliente e ainda apagar alguns processos feitos na ferramenta, uma vez que a manutenção de certos relatórios resultará em informações desatualizadas dependendo dos próximos documentos a serem importados.
Portanto, abaixo uma pequena lista das funções do Platform que são impactadas pelo Limpar Base:
- Resumo
- Listagem de Arquivos
- Pré-Validação
- Relatórios de Apoio
- Lotes de Importação
- Status Log
- Interface Dinâmica
- Regras de Escrituração
- Documentos Fiscais
- Validações - Resultados
- Cruzamento Tributário
A principal utilidade desta função seria para os casos que o usuário queira recomeçar todo o processo com documentos atualizados ou mesmo até novos documentos com informações diferenciadas, entre outras possibilidades como exclusão de uma lista de relatórios já ultrapassados ou excluir excesso de informações desnecessárias.