Documentação Geral
Vale a pena relembrar
Vale a pena relembrar
API
O que fazer quando a API NCM retorna a mensagem “Não contratado ou expirado”.
Por Rafael Sena
Na API NCM, é possível realizar consultas de NCM no modo geral, trazendo por premissa as vigentes ou no modo busca específica, utilizando filtros, como: Vigencia em, NCM e ou Ex Tipi. Todas as informações retornadas são de acordo com a tabela TIPI.
Geralmente, utiliza-se essa solução para validação de cadastros ou compliance nos dados cadastrais.
Quando é visualizada a mensagem de erro de contratação ou expiração, refere-se a um tipo de serviço exibido no site que permite a inclusão de uma data para liberação.
Como solucionar o problema abaixo de contratação ou expiração?
Passo a Passo
1. Acesse o site https://www.systax.com.br/ e filtre por "Cadastro de Usuários > Empresas e usuários" e utilize os filtros para buscar a empresa.
2. Na coluna "Serviços", clique em "Inclui/Editar".
3. Na tela “Serviços da Empresa”, estão localizados os principais serviços que estão diretamente relacionados as soluções. Dentre os serviços disponibilizados, encontre pelo “ID/Nome Serviço” (47) API NCM, indique a data de expiração e clique em “Salvar”, automaticamente será liberado acesso ao serviço.
Antes
Depois
Teste API NCM
A importância deste tópico é demonstrar, de forma prática, o que fazer quando a API NCM retorna a mensagem “Não contratado ou expirado”.
API
Aprovação de regras rejeitadas ou rejeição de regras aprovadas através de API – Nova funcionalidade
Por Carlos Cornejo
A API de Aprovação e Rejeição de regras tem o objetivo de buscar regras pendentes no Cockpit, utilizando como busca os parâmetros informados na chamada, e com isso realizar a ação desejada pelo usuário (aprovar ou rejeitar as regras encontradas).
Com a nova funcionalidade que implementamos na API, agora também é possível aprovar regras rejeitadas e rejeitar regras aprovadas.
Acessos para a API
URL: https://wscockpit.systax.com.br/api/api/regras/validar
Método: POST
Autenticação
Para utilizar a API é necessário fazer a autenticação via Bearer Token, utilizando o seguinte acesso:
URL: https://app.systax.com.br/auth/access-token
Método: GET
Na API informar o token gerado
Chamada
Como dito anteriormente a API utiliza os parâmetros informados na chamada para realizar a busca de regras com base nessas informações: São elas:
id: Não tem validação de informação indicada, deve ser retornado como indicação do item no response (campo não é obrigatório)
acao: Indica qual ação será executada pela API, sendo: (campo obrigatório)
A: Aprovar regras pendentes ou rejeitadas
R: Rejeitar regras pendentes ou aprovadas
cenario: Aprova ou rejeita regras relacionadas ao cenário indicado (campo não é obrigatório)
natureza: Aprova ou rejeita regras relacionadas a natureza informada (campo não é obrigatório)
ufOrigem: Aprova ou rejeita regras relacionadas a UF Origem informada (campo não é obrigatório)
ufDestino: Aprova ou rejeita regras relacionadas a UF Destino informada (campo não é obrigatório)
perfilOrigem: Aprova ou rejeita regras relacionadas ao Perfil Origem informado (campo não é obrigatório)
perfilDestino: Aprova ou rejeita regras relacionadas ao Perfil Destino informado (campo não é obrigatório)
munOrigem: Aprova ou rejeita regras relacionadas ao Município de Origem informado (campo não é obrigatório)
munDestino: Aprova ou rejeita regras relacionadas ao Município de Destino informado (campo não é obrigatório)
finalidade: Aprova ou rejeita regras relacionadas a Finalidade informada (campo não é obrigatório)
codProduto: Aprova ou rejeita regras relacionadas ao Código do Produto Informado (campo não é obrigatório)
origemProduto: Aprova ou rejeita regras relacionadas a Origem do Produto informada (campo não é obrigatório)
ncm: Aprova ou rejeita regras relacionadas a ncm informada (campo não é obrigatório)
extipi: Aprova ou rejeita regras relacionadas a extipi informada (campo não é obrigatório)
ean: Aprova ou rejeita regras relacionadas ao ean informado (campo não é obrigatório)
período: Aprova ou rejeita regras dentro do período informado. É indicado no formato dd/mm/aaaa a dd/mm/aaaa (campo não é obrigatório)
Dentre todos os campos o único que é obrigatório ser preenchido é o “acao”, pois é ele que determina o que a API deverá fazer com as regras encontradas.
Importante: caso apenas o campo “acao” seja preenchido, a API irá aprovar ou rejeitar todas as regras no Cockpit, de acordo com a ação indicada. Então é sempre muito importante ficar atento se realmente a chamada será feita sem nenhum parâmetro informado.
Modelo de chamada
{
"itens": [
{
"id": 0,
"acao": "",
"cenario": "",
"natureza": "",
"ufOrigem": "",
"ufDestino": "",
"perfilOrigem": "",
"perfilDestino": "",
"munOrigem": "",
"munDestino": "",
"finalidade": "",
"codProduto": "",
"origemProduto": "",
"ncm": "",
"extipi": "",
"ean": "",
"periodo": ""
}
]
}
Dados do retorno
id: Retorna de acordo com o valor indicado na chamada
protocolo: Protocolo gerado pela API no retorno da chamada
data: Informa a data em que a ação foi executada
cod: Informa o código de retorno, que indica se ação foi executada com sucesso ou não
message: Mensagem de retorno, de acordo com o código acima
Após realizar a chamada existem 4 retornos possíveis. São eles:
Código |
Retorno |
0 |
Parâmetros incorretos |
1 |
Deve ser indicada "acao" |
2 |
Retornado com sucesso |
3 |
Não existem regras com os parâmetros informados |
Parâmetros incorretos
Alguma informação foi preenchida de forma incorreta nos campos da chamada. Nesse caso é necessário analisar novamente todos os campos que estão sendo enviados e verificar se as informações neles estão corretas.
Deve ser indicada “acao”
Como dito anteriormente o campo “acao” é o único obrigatório no preenchimento da chamada, de forma que se ele não for enviado a API retornará com erro.
Retornado com sucesso
A API buscou e identificou todas as regras, de acordo com os parâmetros que foram informados e realizou a ação indicada na chamada. Sendo aprovação ou rejeição.
Não existem regras com os parâmetros informados
A API não identificou nenhuma regra, de acordo com os parâmetros que foram informados na chamada.
Exemplo de retorno
{
"itens": [
{
"id": 0,
"protocolo": 35,
"data": "18/09/2023 16:06:14",
"cod": 2,
"message": "Retornado com sucesso"
}
]
}
Conclusão
A API de Aprovação e Rejeição de Regras serve para otimizar o processo de busca e realização da ação desejada nas regras do Cockpit.
Através dela o cliente consegue informar quais os parâmetros o sistema deve considerar para buscar regras e aprovar ou rejeitar, dependendo da necessidade do cliente.
API
Autenticação Bearer Token
Por Pedro
Autenticação Bearer Token
Cockpit
Procedimento para aprovação ou rejeição de regras não pendentes
Por Fernanda Almeida
Na rotina de conferência de regras, os usuários ou clientes podem fazer aprovações ou rejeições em lote diretamente no cockpit, por meio da rotina de “Aprovação de Regras em lote”.
Essa rotina funciona normalmente para regras que estão com status “pendente de aprovação”, porém, a mesma rotina permite que regras aprovadas ou rejeitadas anteriormente sejam aprovadas ou rejeitadas, sem a necessidade de voltar para o status de “pendente”.
Para fazer a rejeição de regras aprovadas, basta selecionar as regras que passarão por esse processo:
Acessar a rotina “Aprovação de Regras em lote” e expandir o item “Arquivo”:
Subir o arquivo CSV de acordo com o template informado:
ID_cenario | cod_produto | origem_produtos
Marcar a ação “Rejeitar” e fazer o upload do arquivo:
Abrirá a tela de pop-up para informar o motivo, a justificativa e o resultado esperado, assim como já ocorre no processo de rejeição de regras pendentes ou aprovadas na tela de consulta.
O pop-up para inserir os motivos da rejeição, também demonstrará a quantidade de regras que serão rejeitadas nesse lote. Depois clicar em “Confirmar” e reconfirmar a ação:
O cockpit criará um lote de processamento para o usuário acompanhar a ação:
O processamento de lote foi concluído e as regras ficam com status de “rejeitadas”:
O processo inverso também ocorre da mesma forma, se a regra está rejeitada, o usuário pode fazer o upload do arquivo CSV e selecionar a ação de aprovar a regra.
Worth remembering
API
What to do when the NCM API returns the message "Not contracted or expired".
By Rafael Sena
In the NCM API, it is possible to carry out NCM queries in general, based on those currently in effect, or in specific search mode, using filters such as: Start Date of Effect, NCM and/or Ex Tipi. All the information returned is in accordance with the TIPI table.
This solution is generally used to validate registrations or for compliance with registration data.
When the contracting or expiry error message is displayed, it refers to a type of service displayed on the site that allows the inclusion of a release date.
How can I solve the contracting or expiry problem below?
Step by step
1. Go to https://www.systax.com.br/ and filter by "User Registration > Companies and users" and use the filters to search for the company.
2. In the "Services" column, click on "Add/Edit".
3. The "Company Services" screen contains the main services that are directly related to the solutions. Among the services available, find the "Service ID/Name" (47) NCM API, indicate the expiration date and click on "Save", and access to the service will automatically be granted.
Before
After
Test NCM API
The importance of this topic is to demonstrate, in a practical way, what to do when the NCM API returns the message "Not contracted or expired".
API
Approval of rejected rules or rejection of approved rules through API – New functionality
By Carlos Cornejo
The Rules Approval and Rejection API aims to search for pending rules in the Cockpit, using as search the parameters informed in the call, and thereby perform the action desired by the user (to approve or reject the rules found).
With the new functionality we implemented in the API, it is now also possible to approve rejected rules and reject approved rules.
API Accesses
URL: https://wscockpit.systax.com.br/pi/api/rules/validate
Method: POST
Authentication
To use the API you need to authenticate via Bearer Token using the following access:
URL: https://app.systax.com.br/auth/access-token
Method: GET
An API report or token generated
Request
As mentioned earlier, the API uses the parameters informed in the call to perform the search for rules based on this information:
id: has no information validation specified, must be returned as an indication of the item in the response (field is not required)
action: Specifies which action will be executed by the API, being: (required field)
A: Adopt outstanding or rejected rules
R: Reject outstanding or approved rules
scenario: Approves or rejects rules related to the specified scenario (field is not required)
Nature: Approves or rejects rules related to informed nature (field is not mandatory)
ufOrigin: Approves or rejects rules related to UF Informed Origin (the field is not mandatory)
ufDestination: Approves or rejects rules related to UF Informed Destination (field is not mandatory)
ProfileOrigin: Approves or rejects rules related to Profile Informed Source (the field is optional)
ProfileDestination: Approves or rejects rules related to Profile Informed Destination (the field is not mandatory)
munOrigem: Approves or rejects rules related to the informed Municipality of Origin (the field is not mandatory)
munDestino: Approves or rejects rules related to the informed Destination Municipality (field is not mandatory)
Purpose: Approves or rejects rules related to Informed Purpose (the field is not mandatory)
codProduct: Approves or rejects rules related to the Informed Product Code (the field is optional)
OriginProduct: Approves or rejects rules related to Informed Product Origin (the field is optional)
ncm: Approves or rejects rules related to informed ncm (field is not mandatory)
extipi: Approves or rejects rules related to informed extypi (the field is not mandatory)
ean: Approves or rejects rules related to the informed ean (the field is not mandatory)
period: Approves or rejects rules within the period. It is indicated in the format dd/mm/aaaa to dd/ mm/aaaa (field is not required)
Of all the fields, the only one that is mandatory to be filled in is the “achao”, as it is it that determines what the API should do with the rules found.
Important: If only the “Acao” field is filled, the API will approve or reject all rules in the Cockpit, according to the specified action. So it is always very important to be careful if the call will actually be made without any informed parameters.
Request Example
{
"itens": [
{
"id": 0,
"acao": "",
"cenario": "",
"natureza": "",
"ufOrigem": "",
"ufDestino": "",
"perfilOrigem": "",
"perfilDestino": "",
"munOrigem": "",
"munDestino": "",
"finalidade": "",
"codProduto": "",
"origemProduto": "",
"ncm": "",
"extipi": "",
"ean": "",
"periodo": ""
}
]
}
Return Data
id: Returns according to the value specified in the call
protocol: Protocol generated by the API on call return
date: Gives the date when the action was executed
cod: Informs the return code, which indicates whether the action was executed successfully or not
message: Return message, according to the code above
After making the call there are 4 possible returns. They are:
Code |
Return |
0 |
Incorrect parameters |
1 |
Should be indicated "Acao" |
2 |
Successfully returned |
3 |
No rules with informed parameters |
Incorrect parameters
Some information was incorrectly filled in in the call fields. In this case, it is necessary to re-examine all the fields that are being submitted and check whether the information in them is correct.
Should be indicated “Acao”
As mentioned earlier, the field “Acao” is the only required when filling the request call, so that if it is not sent to the API it will return as an error.
Successfully returned
The API searched and identified all the rules according to the parameters that were informed and performed the action indicated in the call. Being approval or rejection.
No rules with informed parameters
The API did not identify any rules, according to the parameters that were informed in the call.
Return Example
{
"itens": [
{
"id": 0,
"protocolo": 35,
"data": "18/09/2023 16:06:14",
"cod": 2,
"message": "Retornado com sucesso"
}
]
}
Conclusion
The Rules Approval and Rejection API serves to optimize the process of searching and performing the desired action in the Cockpit rules.
Through it the customer can inform which parameters the system should consider to seek rules and approve or reject, depending on the customer's need.
API
Bearer Token Authentication
By Pedro
Bearer Token Authentication
Cockpit
Procedure for approving or rejecting outstanding rules
By Fernanda Almeida
In the rule conference routine, users or customers can make batch approvals or rejections directly in the cockpit, through the batch rule approval routine.
This routine normally works for rules that are in “approval pending” status, however, the same routine allows previously approved or rejected rules to be endorsed or dismissed, without the need to go back to the “expected” status.
To reject approved rules, simply select the rules that will go through this process:
Go to the “Approval of Rules in Batch” routine and expand the “File” item:
Upload the CSV file according to the informed template:
Scenario ID | product code | product_source
Check the “Reject” action and upload the file:
It opens the pop-up screen to inform the reason, justification and expected result, as already occurs in the process of rejecting outstanding or approved rules on the query screen.
The pop-up to enter the reasons for rejection will also show the number of rules that will be rejected in that batch. Then click on “Confirm” and re-confirm the action:
The cockpit will create a processing batch for the user to track the action:
The batch processing has been completed and the rules are in "rejected" status.
The reverse process also occurs in the same way, if the rule is rejected, the user can upload the CSV file and select the action to approve the rules.
Versão do documento: 69 | Publicação: 7/15/2024 |