Documentação Geral
Parametrização Fiscal – Tabela de apoio no cálculo “aplicação no cálculo”
Tabela de apoio no cálculo “aplicação no cálculo”
Por Henrique Moreira
Quem acompanha retorno tributário pelo debug com certeza já observou os famosos “passos” que definem todas as regras aplicadas no cálculo, veja um exemplo:
Cada um desses “passos” informa qual a regra dos Admins ou tabelas foi considerado para trazer o retorno do debug. Por exemplo, passo D0014 traz uma regra de ST da operação interestadual do Admin ST Nacional, logo abaixo, desse print de exemplo, tem o passo D0039 que informa a regra do Admin Regras que valida que na UF de Destino há ST.
E cada um desses passos em nossa especificação possui parâmetros, muitas vezes definido por natureza de operação, perfis, etc. Assim, toda vez que é necessário alterar um parâmetro precisamos fazer uma implementação.
Para diminuir a necessidade desse tipo de implementação incluímos uma nova tabela chamada de “aplicação no cálculo”, nela indicamos o “passo” e quais os parâmetros esse passo possui, de forma que quando for necessário alterar basta fazer pela tabela e não mais por implementação.
A ressalva é que os passos ainda não estão preparados para passar por essa tabela, isso acontecerá gradativamente conforme surgirem necessidade de alterar o passo, mudamos para passar a buscar nessa tabela.
Por exemplo, a implementação do retorno do pBCOP, de veículos, passo D0200, ao invés de definirmos que esse passo se aplica para NCM XPTO, incluímos na tbl o passo com a condição das NCM, assim se o produto que está sendo calculado tiver essa NCM retornará esse registro.
Para acessar a tabela: Admin >> Tabelas Systax Regras >> Tabelas Conteúdo.
Versão do documento: 48 | Publicação: 11/17/2023 |