Documentação Geral

Opção de operação de devolução por XML


    Opção de operação de devolução por XML

    Por Fernanda Penhorate

     

    Implementamos no motor de cálculo mais uma opção de operação de devolução, onde nessa modalidade é possível enviar o XML da nota que será devolvida, e o retorno será idêntico ao XML, sem necessidade de haver regra no cockpit ou busca on demand.

    Para isso incluímos uma nova tag com nome “cData” onde deve ser enviado o XML completo da referida nota a ser devolvida.

    O retorno é exatamente os mesmos valores constantes no XML, o único cálculo que o motor fará é em relação a quantidade devolvida, pois como sabemos algumas vezes uma devolução pode ocorrer de forma parcial. Temos 3 formas de fazer a devolução parcial, porém em produção temos apenas a indicada a seguir, as demais estão em desenvolvimento.

    Para a devolução parcial da quantidade do item, basta preencher um item na chamada, com a indicação da tag “ID” com o mesmo valor do “ID” do item do XML, e no campo “qTrib” da chamada indicar a quantidade a ser devolvido, com isso o motor de cálculo vai dividir os valores do XML pela quantidade do item, e depois multiplicar pela quantidade que será devolvida, por exemplo:

    Uma nota fiscal com 10 produtos diferentes, ou seja, contém 10 itens no XML, e um dos produtos, ID 1 da nota, foi comprado uma quantidade de 5 (qTrib=5), mas a sua devolução será de apenas a quantidade de 30, então na chamada deve ser indicado um item com o ID “1” e o qTrib=1, assim o motor de cálculo vai calcular esse item:

    Dados do XML:

    ID = 1

    qTrib = 5

    vBC = 820,00

    vICMS = 164,00

     

    Dados enviado na chamada:

    ID = 1

    qTrib = 1

     

    Retorno do motor de cálculo desse item:

    vBC = (vBC do XML/qTrib do XML)*qTrib da chamada

    vBC = (820/5)*1

    vBC = 164,00

     

    vICMS = (vICMS do XML/qTrib do XML)*qTrib da chamada

    vICMS = (147,60/5)*1

    vICMS = 29,52

     

     

     

     

     

     

     

    Caso a quantidade a ser devolvida seja a mesma do XML, não é necessário preencher nenhum campo da chamada, exceto data de cálculo que é obrigatório.

     

    Por que é feito dessa forma? Para atender a solicitação de um cliente, que precisava retornar sempre igual o valor do XML emitido, sem necessidade de ter regra cadastrada ou on demand.

     

    Assim que as demais formas de devolução parcial forem implementadas divulgaremos pelo e-mail de “atualizações de produtos”.

    Voltar


Versão do documento: 34 Publicação: 5/19/2023