Documentação Geral

Vale a pena relembrar


    Platform

    Escrituração de documentos fiscais XML

    A função "Escrituração de documentos fiscais XML" tem como objetivo converter documentos XML em formato específico para ser inserido em uma declaração SPED onde, em conjunto com os parâmetros estabelecidos nas funções Cruzamento Tributário e Regras de Escrituração, registra dados cadastrais (0150 Cliente Fornecedor, 0200 Mercadorias), operacionais (C100 Capa da nota, C170 itens do documento/ tributos associados), Serviços de Comunicação ou Transporte (D100 CT-e), entre outros.

    A tela proporciona ao usuário as seguintes opções para escrituração:

    1. Tipo do Arquivo: Nesta opção é possível selecionar uma declaração SPED para conversão, sendo reconhecida de acordo com a importação de documentos pelo usuário. Foram parametrizados até o momento as declarações EFD ICMS/ IPI e EFD Contribuições;
    2. CNPJ: Demonstra um combo de CNPJ de acordo com os documentos importados;
    3. Período: Opção de seleção da competência do documento;
    4. Limpar Escrituração: Possibilidade de seleção das opções Registros Originais, Registros Convertidos e Todos;

     

      • Registros Originais: Exclui todos os registros originais encontrados no documento escolhido
      • Registros Convertidos: Exclui todos os registros que já foram convertidos pela própria funcionalidade
      • Todos: Exclui tanto os registros originais como os convertidos

     

    1. Seleção de XML para conversão: Lista de documentos XML parametrizados na ferramenta e que podem ser inseridos utilizando esta funcionalidade, como: NF-e, NFC-e, SAT, Fita MFD e CT-e.

     

    Ao selecionar a opção “Converter”, a página é atualizada e é apresentado o link de redirecionamento para a tela de Status Log, ao qual o usuário poderá acompanhar o andamento do processo:

    Por fim, após a finalização do processo completo, na própria tela de Status é demonstrado o link para que o usuário possa efetuar o download do arquivo atualizado, já com todos os XML inseridos.

    Além de escriturar arquivos XML, a funcionalidade também permite a exclusão dos dados originalmente escriturados em uma declaração, excluir apenas XML escriturados pela funcionalidade ou ainda, excluir toda a escrituração.

    DOCS

    Download de documentos constantes no Systax DOCs

    O Systax DOCs possui uma funcionalidade onde é possível realizar o download dos documentos que constam no sistema, seja o documento enviado originalmente ou o xml convertido padrão Abrasf, podendo ser realizado de forma individual ou em lote.

     

    Como realizar o Download de documentos

    A funcionalidade de Download DOcs está disponível no menu lateral esquerdo em DOCs > Nota Fiscal de Serviços > Download DOCs:

    • Selecione um ou mais documentos ou realize filtros das notas que precisa realizar o Download e clique em Download DOCs que irá abrir a tela abaixo onde é possível escolher se quer baixar os documentos com flag ou todos os registros do grid:

    • Após o passo anterior irá abrir a tela de seleção dos documentos disponíveis que deseja realizar o Download e é só clicar em gerar, caso sejam poucos registros a gerar o resultado constará o zip em na própria tela, caso sejam muitos registros o link do zip será encaminhado ao e-mail do usuário solicitante:

    Tipos de documentos que podem ser baixados:

     

    1. Original – o documento enviado ao sistema originalmente, pode ser o PDF, XML, imagem;
    2. E-mail – faz o download da página do e-mail em html;
    3. Extraído – XML com as informações extraídas do documento original;
    4. Padrão – XML padrão Abrasf;
    5. PDF – faz o download da NFS-e  envida.

     

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Versão do documento: 27 Publicação: 2/24/2023