Documentação Geral
Vale a pena relembrar
- Total de Chamadas no período;
- Total de Itens;
- Total de Regras Encontradas;
- Total de Regras OnDemand;
- Para localizar o documento a ser tratado a NF-e precisa estar disponível no Systax DF-e, e a consulta é realizada através da Chave Eletrônica do documento ou pela placa do veículo transportador se informado pelo emitente. A consulta por placa trará os documentos dos últimos 10 dias.
- Para alterar o status controle clique em Controle, disponível na primeira coluna que irá abrir a caixa ilustrada abaixo, nela o cliente consegue escolher um status e adicionar observações:
- Aguardando;
- Devolução parcial;
- Devolução Total;
- Inconformidade detectada após o recebimento;
- Mercadoria Recebida;
- Nota Fiscal não Recebida;
- Recepcionada pela Portaria;
- Sem Circulação Física;
- Recepcionada pelo Recebimento;
- Mercadoria liberada;
- Mercadoria Retirada.
- Ir até a coluna Controle e clicar no texto “Não Informado”:
- Irá abrir a mesma caixa de texto demonstrada na tela de Portaria:
Systax light
Tela dados da empresa e usuário
O Systax light é uma forma de integração voltada a tributação geral, onde é disponibilizado para contratação um pacote com cenários e produtos (quantidade fechada na contratação indicada no site Systax). Dentro do sistema temos a inclusão de dados da empresa.
Com essa breve introdução sobre a ferramenta, vamos explicar a importância de ter a relação de segmento atualizada no cadastro da empresa.
A relação de segmento está diretamente ligada ao recebimento de boletim informação da Systax para alterações tributárias, diante disso o cliente pode a qualquer momento incluir ou excluir da sua relação o segmento que trabalha.
Importante também destacar a possibilidade de alteração de usuário da empresa existente no Systax light.
Para acessar esta tela, basta descer até o fim da página.
Cockpit
Log – Consulta Chamadas Motor
A funcionalidade Log – Consulta Chamadas Motor foi criada com o objetivo de permitir que os clientes e parceiros, possam realizar consultas a partir de um determinado período estabelecido através dos filtros no cockpit.
O recurso está disponível no cockpit no caminho sinalizado abaixo:
Mais opções > Log Consulta Chamadas Motor:
Após o acesso ao “Log – Consulta Chamadas Motor”, poderá ser utilizado os filtros disponíveis para a realização da consulta:
Após realizada a consulta o cockpit disponibiliza o resultado da pesquisa.
Nas informações que retornam da consulta considerando os filtros preenchidos, temos um resumo dos dados de retorno pesquisado contendo:
Logo abaixo do resumo temos as informações de retorno da consulta de forma detalhada, contendo a Data da chamada, Quantidade de Itens Chamada, Quantidade Regras Encontradas, e Quantidade Regras OnDemand:
Por fim, é possível realizar a extração do resultado da consulta através do “botão Excel” disponível, podendo assim realizar o download do arquivo em formato “.csv” conforme imagem abaixo:
DF-e
Portaria
A função Portaria permite informar o status de controle do Documento Fiscal, especificamente a identificação da recepção da carga e entrada da mercadoria na empresa. Além do status, o usuário pode adicionar observações.
Essa funcionalidade está disponível no menu lateral esquerdo em Serviços >> Portaria.
Possíveis “status” para o controle, porém, caso o cliente queira que acrescente algum status ele pode solicitar através de abertura de um chamado no GLPI:
É possível também atualizar e visualizar o Status “Portaria” diretamente nas telas de Documentos Recebidos, Documentos Emitidos e Documentos de Terceiros, na coluna “Controle”:
A opção através da tela de documentos, não está disponível para o usuário com o perfil “Operador de Portaria”, esse nível de acesso só conseguirá visualizar a tela “Portaria”.
Portaria – Captura Realizando a Manifestação
Através da funcionalidade de Portaria o cliente pode com a informação da chave eletrônica de um documento que o XML ainda não esteja disponível no Sistema Systax DF-e, Manifestar com a Ciência da Operação e assim a ferramenta irá realizar o Download via Manifestação, disponibilizando a NF-e em minutos sem ir para o processo Padrão de captura. Mas lembre-se esse processo é indicado em casos de urgência em que o documento ainda não esteja no sistema, e por necessitar da Manifestação deve ser usado com cautela.
API:
CEST:
Esta API permiti consultar qual CEST é compatível a NCM pesquisada.
Assista o vídeo abaixo para conhecer: API - CEST.mp4
Versão do documento: 24 | Publicação: 1/13/2023 |