Documentação Geral

Vale a pena relembrar


    Systax light

    Tela dados da empresa e usuário

    O Systax light é uma forma de integração voltada a tributação geral, onde é disponibilizado para contratação um pacote com cenários e produtos (quantidade fechada na contratação indicada no site Systax). Dentro do sistema temos a inclusão de dados da empresa.

    Com essa breve introdução sobre a ferramenta, vamos explicar a importância de ter a relação de segmento atualizada no cadastro da empresa.

    A relação de segmento está diretamente ligada ao recebimento de boletim informação da Systax para alterações tributárias, diante disso o cliente pode a qualquer momento incluir ou excluir da sua relação o segmento que trabalha.

    Importante também destacar a possibilidade de alteração de usuário da empresa existente no Systax light.

    Para acessar esta tela, basta descer até o fim da página.

     

     

     

    Cockpit

    Log – Consulta Chamadas Motor

     

    A funcionalidade Log – Consulta Chamadas Motor foi criada com o objetivo de permitir que os clientes e parceiros, possam realizar consultas a partir de um determinado período estabelecido através dos filtros no cockpit.

    O recurso está disponível no cockpit no caminho sinalizado abaixo:

     

    Mais opções > Log Consulta Chamadas Motor:

     

    Após o acesso ao “Log – Consulta Chamadas Motor”, poderá ser utilizado os filtros disponíveis para a realização da consulta:

     

     

    Após realizada a consulta o cockpit disponibiliza o resultado da pesquisa.

    Nas informações que retornam da consulta considerando os filtros preenchidos, temos um resumo dos dados de retorno pesquisado contendo:

    • Total de Chamadas no período;
    • Total de Itens;
    • Total de Regras Encontradas;
    • Total de Regras OnDemand;

     

     

    Logo abaixo do resumo temos as informações de retorno da consulta de forma detalhada, contendo a Data da chamada, Quantidade de Itens Chamada, Quantidade Regras Encontradas, e Quantidade Regras OnDemand:

     

     

    Por fim, é possível realizar a extração do resultado da consulta através do “botão Excel” disponível, podendo assim realizar o download do arquivo em formato “.csv” conforme imagem abaixo:

     

     

     

    DF-e

    Portaria

     

    A função Portaria permite informar o status de controle do Documento Fiscal, especificamente a identificação da recepção da carga e entrada da mercadoria na empresa. Além do status, o usuário pode adicionar observações.

    Essa funcionalidade está disponível no menu lateral esquerdo em Serviços >> Portaria.

    1. Para localizar o documento a ser tratado a NF-e precisa estar disponível no Systax DF-e, e a consulta é realizada através da Chave Eletrônica do documento ou pela placa do veículo transportador se informado pelo emitente. A consulta por placa trará os documentos dos últimos 10 dias.

    1. Para alterar o status controle clique em Controle, disponível na primeira coluna que irá abrir a caixa ilustrada abaixo, nela o cliente consegue escolher um status e adicionar observações:

    Possíveis “status” para o controle, porém, caso o cliente queira que acrescente algum status ele pode solicitar através de abertura de um chamado no GLPI:

    • Aguardando;
    • Devolução parcial;
    • Devolução Total;
    • Inconformidade detectada após o recebimento;
    • Mercadoria Recebida;
    • Nota Fiscal não Recebida;
    • Recepcionada pela Portaria;
    • Sem Circulação Física;
    • Recepcionada pelo Recebimento;
    • Mercadoria liberada;
    • Mercadoria Retirada.

     

    É possível também atualizar e visualizar o Status “Portaria” diretamente nas telas de Documentos Recebidos, Documentos Emitidos e Documentos de Terceiros, na coluna “Controle”:

    1. Ir até a coluna Controle e clicar no texto “Não Informado”:

    1. Irá abrir a mesma caixa de texto demonstrada na tela de Portaria:

    A opção através da tela de documentos, não está disponível para o usuário com o perfil “Operador de Portaria”, esse nível de acesso só conseguirá visualizar a tela “Portaria”.

     

      Portaria – Captura Realizando a Manifestação

     

    Através da funcionalidade de Portaria o cliente pode com a informação da chave eletrônica de um documento que o XML ainda não esteja disponível no Sistema Systax DF-e, Manifestar com a Ciência da Operação e assim a ferramenta irá realizar o Download via Manifestação, disponibilizando a NF-e em minutos sem ir para o processo Padrão de captura. Mas lembre-se esse processo é indicado em casos de urgência em que o documento ainda não esteja no sistema, e por necessitar da Manifestação deve ser usado com cautela.

     

     

    API:

    CEST:

    Esta API permiti consultar qual CEST é compatível a NCM pesquisada.

    Assista o vídeo abaixo para conhecer:  API - CEST.mp4

     

     

    Voltar


Versão do documento: 24 Publicação: 1/13/2023