Documentação Geral
Vale a pena relembrar
- Entidade ou ID Cliente
- Status de implementação
- Tipo Revisão
- Automático, automático por descrição, manual e manual – CEAN relacionado.
- A opção “Automático” vai retornar todas as vinculações automáticas realizadas pelo CEAN;
- A opção “Automático por descrição” retorna todas as vinculações automáticas realizadas pela descrição;
- A opção “Manual” retorna todas as vinculações feitas de forma manual;
- Já a opção “manual – CEAN relacionado” retorna as vinculações manuais que foram feitas através do relacionamento por CEAN.
- Nota
- Data Inclusão
- Operador vinculação
- NCM e EX.
- Código Produto
- CEAN
- Descrição (produto)
- Filtrar produtos
- Desc. (Configurações)
- Grupo
- Divergência origem produtos
- Divergência NCM/Ex
- A opção “Revisado sem erro” é quando a vinculação está correta;
- Já a opção “Revisado com erro de relacionamento” é quando o item está vinculado de forma errada e o CEAN do cliente é diferente do CEAN do Supermercado Systax. Este item retorna para a tela de vinculação onde deve-se corrigir a vinculação;
- A opção “Revisado com erro de vinculação é quando o item está com a vinculação incorreta e o CEAN do cliente é o mesmo do Supermercado Systax. Neste caso, deve-se extrair um relatório dos itens com este erro e realizar a abertura de chamado para o time da Base centralizada para que corrijam.
- Aprovação ou rejeição do agrupamento do produto semelhante
- Edição do campo “volume” do produto semelhante
- A Systax já faz em seus processamentos o agrupamento de produtos que possuem mesma NCM e configuração;
- A partir disso faremos o agrupamento dos produtos, considerando essas premissas;
- Sempre que um novo grupo é formado o produto pai será o que possui a data de criação mais antiga;
- Se um produto muda sua configuração, pode mudar de grupo. Quando um produto entra no grupo que já existe ele sempre entrará como filho (semelhante);
- Quando um pai for excluído/desativado ou tiver a configuração alterada (nesse caso sairá do grupo), um novo pai deve ser eleito, e deve ser o produto com data de criação mais antiga.
- API para o agrupamento semelhante:
- Essa API retorna a lista de produtos semelhantes agrupados. Caso seja enviado alguma informação como código de produto semelhante ou pai na pesquisa, a resposta é o resultado do agrupamento do produto pesquisado.
DFE
Manifestação do Destinatário:
Funcionalidade: Envio de Manifestação do Destinatário
Um diferencial do Systax DF-e é que ele realiza captura de NF-e sem a necessidade da Manifestação do Destinatário, porém, caso o cliente se enquadre nos critérios de um contribuinte obrigado a realizar a manifestação ou caso queira fazê-lo de forma voluntária, ele pode realizar essa ação tanto individualmente quanto em lote através do Systax DF-e, que realiza a comunicação com o Ambiente Nacional e encaminha uma mensagem (XML) assinada digitalmente.
Como realizar a Manifestação do Destinatário
A funcionalidade de Manifestação está disponível no menu superior da tela de Documentos Recebidos:
Individual:
Para realizar a Manifestação de forma individual basta localizar o documento desejado selecionar a primeira coluna de flag, e clicar em Manifestar:
Selecione qual Manifestação é necessária o documento em questão:
Caso seja uma opção a qual é obrigatório uma Observação, irá habilitar o campo descrição que deverá conter no mínimo 15 caracteres de texto (não é recomendado a utilização caracteres especiais).
Em Lote:
Para realizar a Manifestação em lote selecione dois ou mais documentos, que podem ser localizados através de filtros ou utilize uma lista de chaves, e clique em Manifestar:
Continue o processo conforme explicado para Manifestação individual.
Relatório de Manifestação
Disponível no menu lateral esquerdo em Serviços >> Manifestação >> Relatório
Através dessa tela é possível localizar os documentos que não foram manifestados, documentos manifestados ou todos, utilizando os filtros disponíveis de data de emissão, CNPJ do Emitente ou CNPJ do Destinatário. Esses filtros podem ser combinados entre si.
Digite os parâmetros que necessita ou apenas selecione por Manifestadas ou Não Manifestadas (caso o cliente tenha um volume alto de documentos é aconselhável indicar um período de emissão), que seja apresentado o relatório abaixo:
Ao clicar nos números apresentados em Total de Notas, Pendentes Estadual ou Pendentes Interestadual, irá abrir a tela de Documentos Recebidos listando os documentos resultantes desse relatório, facilitando o gerenciamento dos documentos a Manifestar e Manifestados.
Site
Revisão de vinculação:
A tela de revisão de vinculação serve para revisar as vinculações de produtos realizadas tanto de forma manual quanto de forma automática a fim de analisar se os produtos foram vinculados de forma correta ou se possuem algum erro nas vinculações.
Para acessar a tela de revisão de vinculação é necessário entrar no site Systax, acessar o menu “Tabelas”, selecionar a opção “Produtos” e ir à opção “Revisão de vinculações”:
Após entrar na tela de revisão de vinculações é necessário filtrar de acordo com os parâmetros desejados, abaixo segue uma breve descrição de cada um:
É o filtro em que se preenche o nome do cliente.
É o status em que o cliente se encontra, podendo ser “em produção” ou “em implantação”.
Filtro onde selecionamos o tipo de revisão a ser feito.
As opções são:
É o filtro onde podemos selecionar a nota da vinculação sendo de 0 a 10, onde 10 é o menos provável de estar incorreto e 0 é o mais provável de estar errado.
É o filtro que indica a data de inclusão na tela de revisão de vinculação.
Filtro onde podemos indicar o responsável pela vinculação.
Filtros onde preenchemos a NCM e o EX. do produto do Supermercado Systax.
Filtro onde indicamos o código de produto.
Filtro onde indicamos o CEAN de um produto.
Filtro onde indicamos a descrição do produto do Supermercado Systax.
Temos as seguintes opções para este filtro:
Filtro utilizado para indicar a descrição das configurações do produto ou os IDs.
Pode ser selecionado o grupo de bebidas, sorvetes ou outros grupos.
Podemos selecionar a opção “Não filtrar” ou “Exibir apenas itens divergentes”.
Temos as opções “Não filtrar” ou “Exibir apenas itens divergentes”.
Após filtrar da forma que deseja, aparecerão na tela os produtos a serem revisados e na coluna “Salvar Revisão” temos as opções:
“Revisado sem erro”, “Revisado com erro de relacionamento” e “Revisado com erro de vinculação”.
Cockpit
Agrupamento de produtos:
O agrupamento de produtos consiste na associação de um produto à outro que possui o mesmo tratamento conforme suas características físicas (NCM + condições do produto, por exemplo: macarrão grano duro; bolacha wafer, etc).
Todos os produtos com características semelhantes são agrupados sob o produto original e recebem o mesmo retorno tributário, considerando a operação praticada.
O cockpit recebe a informação do produto original onde é criado a regra física para ele e os produtos semelhantes que não têm regra física e que usam a regra do produto “pai”.
>> Site Systax
O agrupamento é feito no site Systax e enviados por meio de carga de agrupamento recepcionado no cockpit na rotina de “Carga de Regras”:
No menu de “Agrupamento Semelhantes”, é possível verificar o relacionamento do produto semelhante e produto original (pai):
>> Gestão do Agrupamento
Na tela de agrupamento é possível:
Verificação do agrupamento (associação do produto filho ao produto pai)
Além de todas essas ações, temos os campos de “Validação”, onde é informado a data de aprovação/rejeição e responsável pela análise.
>> Vigência do Produto Agrupado:
A “vigência de” do produto agrupado é a data da associação do produto do cliente ao produto da Base Systax, portanto, caso o produto agrupado esteja com status pendente de aprovação, o motor considerará o último registro de agrupamento válido e vigente.
>> Critérios para o agrupamento de produtos:
>> Histórico de Produtos Agrupados:
Com o objetivo de manter os históricos de agrupamento, implementamos uma tela onde é possível a visualização das regras dos produtos pai. Portanto o usuário terá a visualização do produto pai e sua respectiva regra completa na tela de históricos:
>> Api para atender o agrupamento semelhante
Para atender ao agrupamento de produtos no cockpit foram criadas a seguinte API:
A API pode ser consumida no cockpit na tela de agrupamento semelhante ou por integração.
Versão do documento: 23 | Publicação: 1/6/2023 7 |